Procedimentos para Gerir Fichas de Aluno

Permite inserir / editar a informação relacionada com uma ficha de aluno. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de um aluno, associar um aluno, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu


Ao aceder à secção de ficha de alunos, encontrará uma lista com todos os alunos disponíveis na plataforma.

Pode optar por navegar na lista para obter todos os registos, ou usar a caixa de pesquisa, para ser direcionado ao aluno pretendido.

Se apenas pretende consultar os dados de um aluno, clique no botão de detalhes

Se pretender editar os dados de um aluno, clique no botão de edição

Para eliminar definitivamente os dados de um aluno, clique no botão de eliminar

Atenção: ao eliminar um aluno, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Para editar os dados referentes a um aluno, após escolher a opção editar, será redirecionado para a respetiva área de edição.

Nesta secção poderá alterar, inserir ou remover os dados referentes a um aluno.

Após as alterações, guarde os dados clicando no botão "Gravar" (botão verde presente no final da página).

Procedimentos Para Consulta de Turmas

Permite inserir / editar a informação relacionada com uma turma. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, a inserção de um novo aluno numa turma, gerir os dados de uma turma, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu


Para consultar os alunos por turma, utilize os seguintes filtros: Ano Letivo, Turma, Género, Nível Escolar, Ano Nível Escolar e Disciplina.

Após selecionar os filtros que pretende, clique no botão Filtrar Alunos e será apresentado uma lista de alunos consoante a pesquisa que efetuou.

Nesta interface pode visualizar a pesquisa de consulta de turmas consoante os parâmetros que selecionou no ponto anterior.

Procedimentos para Gestão de Números de Alunos

Permite gerar / consultar a informação relacionada com o número de alunos. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, a quantidade de candidaturas e turmas existentes, gerir os dados de alunos por turmas, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu ALUNO > GERAR NÚMEROS DE ALUNOS.

Nesta secção poderá gerar os números dos alunos por turma consoante a consulta.

Para filtrar as suas operações, utilize as listas de opções.

Procedimentos para Gestão de Relatórios Sobre os Alunos

Permite inserir / editar a informação relacionada com os relatórios sobre os alunos. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, a inserção de um novo relatório do aluno, gerir os dados de um relatório do aluno, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu


Selecione as opções que pretende e clique no botão Gerar Relatório

Procedimentos de Gestão de RAIDES

Permite inserir / editar a informação relacionada com a RAIDES. É um inquérito anual, de âmbito nacional, dirigido a todos os estabelecimentos do ensino superior, que visa caracterizar o sistema de ensino superior, na vertente de alunos inscritos e diplomados

Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu ALUNO > RAIDES.



Nesta secção, poderá configurar os dados de RAIDES consoante as configurações da aplicação.

Aceder à Opção de Geração de Relatórios Fig 1
Aceder à Opção de Geração de Relatórios Fig 2

Preencha os dados que lhe são apresentados na aplicação e no fim faça “validar” (botão verde no fim da página). (imagem ilustrada na Fig. 1)

Se a validação dos dados estiverem corretos, vai-lhe aparecer uma janela pop-up a informar que “Não foram encontrados erros nos dados RAIDES” (imagem ilustrada na Fig. 2)

Após esta validação faça “Gerar Ficheiro” (botão verde no fim da página) e será apresentado os dados RAIDES.

Procedimentos de Gestão de Tipologia

Permite inserir / editar a informação relacionada com o Tipo de Estatuto, o Nível Escolar e a Situação Profissional. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de um determinado tipo de Estatuto, Nível Escolar e Situação Profissional, entre outras opções.

Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu ALUNO > DEFINIÇÕES > TIPOLOGIA.



Nesta interface poderá definir os vários Tipos de Estatuto, Nível Escolar e Situação Profissional disponibilizados.

Se pretender editar os dados de um Tipo de Estatuto, Nível Escolar ou Situação Profissional, clique no botão de edição .

Para adicionar um Tipo de Estatuto, Nível Escolar ou Situação Profissional, clique no botão adicionar .

Para eliminar definitivamente um Tipo de Estatuto, Nível Escolar ou Situação Profissional da aplicação, clique no botão de eliminar .

Atenção: ao eliminar um Tipo de Estatuto, Nível Escolar ou Situação Profissional, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Para editar ou alterar um Tipo de Estatuto, Nível Escolar ou Situação Profissional, deverá clicar no botão editar .

Quando edita ou insere um Tipo de Estatuto, Nível Escolar ou Situação Profissional, vai-lhe aparecer um símbolo no extremo de cada item. Para guardar as alterações, deverá clicar nesse botão.

Para eliminar um item da lista de itens de um Tipo de Estatuto, Nível Escolar ou Situação Profissional escolhido, deverá ser utilizado a opção disponível no botão

Atenção: ao eliminar um Tipo de Estatuto, Nível Escolar ou Situação Profissional, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!