Procedimentos para Gestão de Curso

Permite inserir / editar a informação relacionada com um curso. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos do curso, associar um plano curricular, definição detalhes avaliativos, entre outras opções.

Ao fazer login na aplicação, navegue até Menu GESTÃO > ACADÉMICA > CURSOS


Ao aceder à secção dos cursos, encontrará uma lista com todos os cursos disponíveis na plataforma

Pode optar por navegar na lista para obter todos registos, ou usar a caixa de pesquisa, para ser direcionado ao curso pretendido.

Se apenas pretende consultar os dados de um curso, clique no botão de detalhes .

Se pretender editar os dados de um curso, clique no botão de edição .

Para eliminar definitivamente um curso da aplicação, clique no botão de eliminar .

Atenção: ao eliminar um curso, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Para editar os dados referentes a um curso, após escolher a opção editar, será redirecionado para a respetiva área de edição

Nesta secção poderá alterar, inserir ou remover os dados referentes a um curso.



Os dados de um curso estão organizados em quatro subsecções: dados gerais, configurações por ano letivo, detalhes informativos de cursos e ramos e área científica.



Após as alterações, guarde os dados clicando no botão "Gravar" (botão verde presente no final da página).


Procedimentos Para Gerir Documentos de Suporte

Permite definir por momento académico (ex.: inscrição, matrícula, renovação), os documentos necessários a serem apresentados para validação dos processos.”

Ao fazer login na aplicação, navegue até Menu GESTÃO > ACADÉMICA > DOCUMENTOS DE SUPORTE


Nesta secção, poderá criar e gerir os documentos de suporte para as várias áreas da aplicação.

Note que na caixa de documento, terá de escolher através de uma lista, o tipo de documento a que pretende que seja referenciado.

Após adicionar os vários parâmetros que pretender, grave-os utilizando o botão adicionar (botão no fim da página com o símbolo )

Procedimentos Para Gerir as Disciplinas:

Esta interface tem como objetivo definir os detalhes de uma Disciplina. Nesta secção, o utilizador terá a possibilidade de caracterizar a disciplina a um nível macro (transversal a qualquer curso que esteja associado). Para além de outra informação será possível definir através desta área a carga horária por tipologia de aula, definição de professores de coordenadores, definição de estrutura, ou mesmo definição de limites de ausências

Ao fazer login na aplicação, navegue até Menu GESTÃO > ACADÉMICA > DISCIPLINAS


Para encontrar uma determinada disciplina, use a caixa de pesquisa disponibilizada na interface.

Para adicionar um novo registo, deverá clicar no botão .

Para eliminar um registo existente, deverá ser utilizado a opção disponível no botão .

Atenção: ao eliminar uma disciplina, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Para editar uma disciplina, deverá ser utilizado a opção disponível no botão .

Após clicar o botão de edição, será redirecionado para a página de edição de dados da disciplina.

Os dados de uma disciplina estão organizados em cinco subsecções: dados de registo, módulos, professor base (diretor de turma), estrutura e faltas.


Para inserir uma nova disciplina, deverá ser utilizado a opção disponível no botão

Após clicar no botão de inserção de uma nova disciplina, ser-lhe-á apresentado uma janela pop up, para inserir os dados da nova disciplina que quer introduzir.

Procedimentos Gestão de Planos Curriculares

Permite inserir / editar a informação relacionada com um plano curricular. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, associar um plano curricular, definição detalhes planos curriculares, entre outras opções.

Ao fazer login na aplicação, navegue até Menu GESTÃO > ACADÉMICA > PLANO CURRICULAR


Nesta secção, pode selecionar os filtros consoante os parâmetros que pretende para o plano curricular. Clique no botão pesquisar para obter resultados.

Após a selecção dos filtros que pretende, clique no botão pesquisar para obter os resultados.

Após clicar no botão de detalhes , ser-lhe à apresentado os detalhes de um plano curricular.

Se pretender editar os dados de um curso, clique no botão de edição .

Para eliminar definitivamente um plano curricular da aplicação, clique no botão de eliminar .

Atenção: ao eliminar um plano curricular, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Para editar os dados do plano curricular, clique no botão editar

Os dados de edição de um plano curricular estão organizados em quatro subsecções: dados de registo, custos, estrutura e coordenadores.

No fim da lista de consulta, encontrará um botão para adicionar novos planos curriculares. Após clicar no botão de inserção de um novo Plano Curricular, ser-lhe-á apresentado uma janela pop up, para inserir os dados que pretende introduzir.

Após a inserção dos dados, clique no botão inserir para guardar os dados do novo Plano Curricular.

Procedimentos de Gestão de Categorias Profissionais

Permite inserir / editar a informação relacionada com as Categorias Profissionais. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, associar uma Categoria Profissional, a sua definição de custo, entre outras opções.

Ao fazer login na aplicação, na página inicial navegue até MENU GESTÃO > CATEGORIAS PROFISSIONAIS



Nesta interface poderá consultar uma lista completa de todas as Categorias Profissionais disponibilizadas na aplicação.

Se pretender editar os dados de uma Categoria Profissional, clique no botão de edição .

Para adicionar uma Categoria Profissional, clique no botão adicionar .

Para eliminar definitivamente uma Categoria Profissional da aplicação, clique no botão de eliminar .

Atenção: ao eliminar uma Categoria Profissional, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Para editar ou alterar uma Categoria Profissional, deverá clicar no botão editar

Quando edita ou insere uma Categoria Profissional, vai-lhe aparecer um símbolo no extremo de cada item. Para guardar as alterações, deverá clicar nesse botão.

Para eliminar um item da lista de itens da Categoria Profissional escolhida, deverá ser utilizado a opção disponível no botão

Atenção: ao eliminar uma Categoria Profissional, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Procedimentos de Gestão de Espaços

Permite inserir / editar a informação relacionada com os espaços localizados na Instituição. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, associar um determinado espaço, definição detalhes de espaços, entre outras opções.

Ao fazer login na aplicação, na página inicial navegue até ao Menu



Ao aceder à secção de Gestão de Espaços, encontrará uma lista com todos os espaços disponíveis na plataforma.

Pode optar por navegar na lista para obter todos os registos para ser direcionado ao espaço pretendido.

Nesta interface poderá consultar uma lista completa de todas os Espaços disponibilizados na aplicação.

Se pretender editar os dados de um Espaço, clique no botão de edição

Para inserir uma novo Espaço, na interface inicial de Espaços, clique no botão no fim da página “Inserir”.

Para eliminar definitivamente um Espaço da aplicação, clique no botão de eliminar .

Atenção: ao eliminar um Espaço, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Caso pretenda editar os dados de um Espaço, após escolher a opção (editar), será redirecionado para a página de edição dos Espaços.

Nesta secção poderá alterar, inserir ou remover dados de um Espaço.

Após as alterações, grave os dados para que as alterações sejam efetivas.

Específicas

Permite inserir / editar a informação relacionada com a definição de específicas para que sejam associadas aos cursos. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, determinar uma nota mínima de avaliação, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até á opção de Menu GESTÃO> ACADÉMICA > ESPECÍFICAS.

Ao aceder à secção de Específicas, encontrará uma lista com todas as específicas disponíveis na plataforma.

Pode optar por navegar na lista para obter todos os registos para ser direcionado à específica pretendida

Nesta interface poderá consultar uma lista completa de todas as Específicas disponibilizadas na aplicação.

Se pretender editar os dados de uma Específica, clique no botão de edição .
Para inserir uma nova Específica, na interface inicial de Específicas, clique no botão no fim da página “Inserir”.
Para eliminar definitivamente uma Específica da aplicação, clique no botão de eliminar .

Atenção: ao eliminar uma Específica, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Caso pretenda editar os dados de uma determinada Específica, após escolher a opção (editar), será redirecionado para a página de edição das Específicas.

Nesta secção poderá alterar, inserir ou remover dados de uma Específica.
Após as alterações, grave os dados para que as alterações sejam efetivas.

Grupo de Específicas

Permite inserir / editar a informação relacionada com a definição de grupos de específicas. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, associar uma determinada específica ao grupo, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu GESTÃO> ACADÉMICA > GRUPOS DE ESPECÍFICAS.

Ao aceder à secção de Grupos de Específicas, encontrará uma lista com todos os grupos de específicas disponíveis na plataforma.

Pode optar por navegar na lista para obter todos os registos para ser direcionado ao grupo de específicas pretendidas.

Nesta interface poderá consultar uma lista completa de todos os Grupos de Específicas disponibilizadas na aplicação.

Se pretende consultar os dados de um Grupo de Específica, clique no botão de detalhes .

Se pretender editar os dados de um Grupo de Específica, clique no botão de edição .
Para inserir um novo Grupo de Específica, na interface inicial de Grupo de Específicas, clique no botão no fim da página “Inserir”.

Para eliminar definitivamente um Grupo de Específica da aplicação, clique no botão de eliminar .

Atenção: ao eliminar um Grupo de Específica, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Caso pretenda editar os dados de um determinado Grupo de Específica, após escolher a opção (editar), será redirecionado para a página de edição do Grupo de Específicas.

Nesta secção poderá alterar, inserir ou remover dados de um Grupo de Específica.

Após as alterações, grave os dados para que as alterações sejam efetivas.

NOTA: Sempre que configurados os pesos das notas, a fórmula para o seu cálculo é:
(PESO X NOTA) + (N) / (PESO) + (N)

Associar Grupos de Específicas a Cursos

Permite inserir / editar a informação relacionada com a definição de grupos de específicas a cursos. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, associar um determinado grupo de específica ao curso, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu GESTÃO> ACADÉMICA > ASSOCIAR GRUPOS DE ESPECÍFICAS A CURSOS..

figura1
Figura 1

figura2
Figura 2

Ao aceder à interface inicial de Associar Grupos de Específicas a Cursos, vai ter que selecionar o Curso para poder associar o grupo de específicas (imagem ilustrada na figura 1).

Selecionando o Curso encontrará uma lista com todos os grupos de específicas disponíveis na plataforma (imagem ilustrada na figura 2)

Nesta interface poderá consultar uma lista completa de todos os Grupos de Específicas disponibilizadas na aplicação.

Se pretende consultar os dados de uma lista de específicas existentes num determinado Grupo, clique no botão da lista e vai-lhe aparecer uma janela pop-up com a informação pretendida.

Se pretender editar os dados de um Grupo de Específica associado a um curso, clique no botão de edição .

Para inserir um novo Grupo de Específica associado a um curso, clique no botão Inserir .

Para eliminar definitivamente um Grupo de Específica associado a um curso da aplicação, clique no botão de eliminar .

Atenção: ao eliminar um Grupo de Específica associado a um curso, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Procedimentos de Gestão de Pré-Requisitos

Permite inserir / editar a informação relacionada com os Pré-Requisitos que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, decidir se a candidatura a algum dos seus cursos deverá estar sujeita à satisfação de pré-requisitos e fixar o seu conteúdo, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu

Ao aceder à secção de Pré-Requisitos, encontrará uma lista com todos os Pré-Requisitos disponíveis na plataforma.

Pode optar por navegar na lista para obter todos os registos para ser direcionado ao Pré-Requisito pretendido.

Nesta interface poderá consultar uma lista completa de todos os Pré-Requisitos disponibilizados na aplicação.

Se pretender editar os dados de um Pré-Requisito, clique no botão de edição .

Para inserir um novo Pré-Requisito, na interface inicial de Pré-Requisitos, clique no botão no fim da página “Inserir”.

Para eliminar definitivamente um Pré-Requisito da aplicação, clique no botão de eliminar .

Atenção:ao eliminar um Pré-Requisito, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Caso pretenda editar os dados de um determinado Pré-Requisito, após escolher a opção , será redirecionado para a página de edição dos Pré-Requisitos.

Nesta secção poderá alterar, inserir ou remover dados de um Pré-Requisito.

Após as alterações, grave os dados para que as alterações sejam efetivas.

Procedimentos de Gestão de Declarações

Permite inserir / editar a informação relacionada com a definição das Declarações. Nesta opção poderá definir informação de um tipo de declaração, associando débitos, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu

Ao aceder à secção de Declarações, encontrará uma lista com todas as Declarações disponíveis na plataforma.

Pode optar por navegar na lista para obter todos os registos para ser direcionado à Declaração pretendida.

Nesta interface poderá consultar uma lista completa de todas as Declarações disponibilizadas na aplicação.

Se pretender editar os dados de uma Declaração, clique no botão de edição .

Para inserir uma nova Declaração, na interface inicial de Declarações, clique no botão no fim da página “Inserir”.

Para eliminar definitivamente uma Declaração da aplicação, clique no botão de eliminar .

Atenção: ao eliminar uma Declaração, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Caso pretenda editar os dados de uma determinada Declaração, após escolher a opção , será redirecionado para a página de edição das Declarações.

Nesta secção poderá alterar, inserir ou remover dados de uma Declaração associando um débito clicando no botão “Associar Débito”.

Após as alterações, grave os dados para que as alterações sejam efetivas.


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