Procedimentos para Gestão de Receitas

Permite inserir / editar a informação relacionada com as receitas. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de um tipo de receita, associar uma receita para um determinado refeitório, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu SERVIÇOS > CANTINA > RECEITAS.

Ao aceder à Área de Gestão de Receitas, vai ter a possibilidade de criar, editar e inserir novas receitas para um determinado refeitório.

Para consultar um tipo de receita, clique no botão .

Para editar um tipo de receita, clique no botão .

Para inserir uma nova receita, clique no botão verde que se encontra no fim da lista e extremo inferior esquerdo.

Ao aceder à área de gestão de dados de receitas, pode editar ou adicionar uma nova receita (ver figura em baixo).

Preencha primeiro os campos para registo da receita (1ª figura ilustrada em baixo) e depois preencha os valores de custo de produção da receita (2ª imagem ilustrada em baixo).

As secções (Dados de Registo e Custos de Produção) devem ser preenchidos.


Procedimentos para Gestão de Ementas

Permite inserir / editar a informação relacionada com as ementas. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de um tipo de ementa, associar uma ementa para um determinado período de refeição, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu SERVIÇOS > CANTINA > EMENTAS.

Ao aceder à Área de Gestão de Ementas, vai ter a possibilidade de consultar novas ementas disponíveis no refeitório.

Utilize a caixa de procura ou navegue entre as listas, para procurar por uma ementa específica.

Para consultar uma ementa, assim como as receitas de que é composta, clique no botão .

Para editar uma ementa, clique no botão .

Para adicionar uma nova ementa, clique no botão inserir (botão verde).

Ao aceder à área de gestão de dados de ementas, pode editar ou adicionar uma nova ementa (ver figura em baixo).

Preencha primeiro os campos para registo da ementa (1ª figura ilustrada em baixo) e depois preencha os valores de custo de produção da ementa (2ª imagem ilustrada em baixo).

As secções (Dados de Registo e Custos de Produção) devem ser preenchidos.



Procedimentos para Gestão de Planeamento de Menu

Permite inserir / editar a informação relacionada com os planeamentos de menus. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de um tipo de planeamento de menu, consultar o horário diário, semanal ou mensal, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu SERVIÇOS > CANTINA > PLANEAMENTO MENU.

Ao aceder à Área de Gestão de Planeamentos de Menu, vai ter a possibilidade de consultar todos os planeamentos de menus existentes.

Nesta interface poderá efetuar a consulta diária selecionando um dia no calendário disponível (canto superior esquerdo), pode também efetuar consultas semanais ou mensais, utilizando as opções disponibilizadas no canto superior esquerdo (conforme é realçado na figura).

Se pretender exportar os dados disponíveis para um ficheiro PDF, utilize o botão “Exportar” que se encontra por baixo do calendário.

Se pretender visualizar as entradas mais recentes, utilize a opção “ocultar eventos passados”.

Procedimentos para Gestão de Definições de Serviços

Permite inserir / editar a informação relacionada com as definições dos serviços. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de um tipo de Ementa, Receita e Refeição, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu SERVIÇOS > CANTINA > DEFINIÇÕES > TIPOLOGIA.

Ao aceder à Área de Gestão de Definições de Serviços, vai ter a possibilidade de definir os vários tipos de serviços disponibilizados: Ementa, Receita e Refeições.

Através da lista de serviços, selecione o serviço que pretende alterar ou introduzir dados.

Ao selecionar um determinado serviço, ser-lhe-á apresentado uma lista com todos os dados.

Para adicionar um novo item ao tipo de serviço, clique no botão .

Para editar ou alterar um serviço, deverá clicar no botão .

Quando edita ou insere um novo item, vai-lhe aparecer um símbolo (visto) no extremo de cada item. Para guardar as alterações, deverá clicar nesse botão.

Para eliminar um item da lista de itens do serviço escolhido, deverá ser utilizado a opção disponível no botão .

Atenção: ao eliminar um item, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!

Procedimentos para Gestão de Refeitórios

Permite inserir / editar a informação relacionada com os refeitórios. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de vários tipos de serviços de Ementa, Receita e Refeição, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu SERVIÇOS > CANTINA > REFEITÓRIO.

Ao aceder à Área de Gestão de Refeitórios, poderá consultar a lista de todos os Refeitórios registados até ao momento, assim como as descrições de cada Refeitório e as respetivas capacidades.

Para consultar todos os dados relativos a um Refeitório, deverá clicar no botão . Assim sendo, poderá consultar todos os dados relativos ao refeitório, nomeadamente: a capacidade do refeitório, o tempo limite para receção de pedidos de refeições, a hora de abertura, os dias de abertura, quaisquer observações anexadas, a morada e os contactos assim como as horas de abertura e fecho para as refeições (conforme a ilustração da segunda figura em baixo).

Para eliminar um refeitório da lista, deverá ser utilizado a opção disponível no botão .

Atenção: ao eliminar um item, a eliminação é permanente e sem recuperação possível!


Ao aceder à Área de Gestão de Dados dos Refeitórios, clique botão verde Inserir no fim da lista em que vai ser redirecionado para a secção de introdução de um novo Refeitório.




Preencha os dados do novo refeitório e confirme se os dados estão corretos. Guarde os dados introduzidos, clicando no botão gravar (botão verde), que fica no fim da secção.

Procedimentos para Gestão de Transporte

Permite inserir / editar a informação relacionada com o serviço transporte. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de vários tipos de pedidos de transporte, entre outras opções.


Procedimentos para Gestão de Aulas Extra

Permite inserir / editar a informação relacionada com as aulas extra. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de vários tipos de pedidos de aulas extras, entre outras opções.


Procedimentos para Gestão de Pedidos

Permite inserir / editar a informação relacionada com os pedidos de serviços. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de vários tipos de pedidos de serviços, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu SERVIÇOS > PEDIDOS.

Ao aceder à Área de Gestão de Pedidos, poderá consultar a lista de todos os pedidos efetuados até ao momento.

Para filtrar a sua consulta, utilize as ferramentas disponibilizadas na interface.

Se pretender introduzir um novo pedido, clique no botão “novo pedido” (em verde)

Caso não encontre nenhum pedido que pretenda, pode criar um novo clicando no botão verde “Novo Pedido”.

3.1. Para criar um pedido de serviço, selecione a pessoa que está a requerer o serviço na caixa de pesquisa.

3.2. Escolha o tipo de serviço: Reprografia, Alimentação, Transporte, Aulas Individuais ou Prolongamento de Horário.

3.3. Escolha o dia para o qual pretende que o pedido seja realizado. Note que também pode escolher um intervalo de tempo, ou seja, poderá escolher um intervalo de tempo entre duas datas selecionando a opção "intervalo".

3.4. Se pretender inserir dados adicionais ao pedido poderá utilizar as caixas: "Razão" ou "Observação".

Note: que a área de calendarização, só pode ser alterada por entidades que validam os pedidos.

3.5 Após a introdução dos dados, guarde o pedido para seja remetido para processamento.

Procedimentos para Gestão de Processamento

Permite inserir / editar a informação relacionada com o processamento de pedidos. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de vários tipos de processamentos de pedidos de serviços, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu SERVIÇOS > PROCESSAMENTO.

Ao aceder à Área de Gestão de Processamento de Pedidos, poderá dar seguimento aos vários pedidos requisitados, gerar relatórios administrativos e financeiros.

Através dos vários parâmetros disponibilizados, efetue uma pesquisa avançada.



Procedimentos para Gestão de Relatórios

Permite inserir / editar a informação relacionada com os relatórios dos serviços. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, os detalhes informativos de vários tipos de relatórios de pedidos de serviços, entre outras opções.


Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu SERVIÇOS > RELATÓRIOS.

Ao aceder à Área de Gestão de Relatórios, poderá gravar vários relatórios referentes aos pedidos de serviços.

Procedimentos para Gestão de Reservas de Salas

Permite inserir / editar a informação relacionada com a Reserva das Salas. Nesta opção poderá definir informação como, por exemplo, reservar uma determinada sala ou outro recurso académico sujeito a marcação, agendamento num dia/hora ou intervalo de datas, entre outras opções.

Ao fazer login na aplicação, navegue até à opção de Menu SERVIÇOS > RESERVAR SALAS.


Ao aceder à secção de Reservar Salas, vai ter a possibilidade de consultar todas as salas disponíveis na plataforma.

Para filtrar a sua consulta, utilize as ferramentas disponibilizadas na interface.

Consoante os parâmetros definidos, clique no botão “Pesquisar” para obter todos os registos para ser direcionado à sala pretendida.

Após de ter definido os parâmetros de pesquisa no ponto anterior, poderá consultar uma lista completa de todas as Salas disponibilizadas na aplicação.

Se pretender consultar os detalhes de uma Sala, clique no botão de detalhes .

Área de Gestão de Relatórios Fig. 1
Área de Gestão de Relatórios Fig. 2

Caso pretenda reservar uma sala, após escolher a opção (detalhes), será redirecionado para a página de Reserva das Salas.

Nesta secção poderá inserir uma nova Reserva de Sala. (imagem ilustrada na Fig.1)

Nesta mesma interface poderá visualizar uma listagem de reservas referente à sala que é definida nos campos de parametrização. Pode optar por “Aprovar” ou “Reprovar” a sua reserva. (imagem ilustrada na Fig. 2)